O Ramal localizado em Martinópole foi inaugurado em
14/03/1881 e ficava a aproximadamente 85m de altitude, sendo o km 318,364 da
linha Sobral/Camocim
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Camocim originalmente foi o
trecho inicial da Estrada de Ferro de Sobral (Camocim-Sobral), aberto nos anos
1881 e 1882. Em 1909, toda a E. F. de Sobral foi juntada com a E. F. de
Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à
South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da
antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o
Piauí, em 1932, mas, em 1950, com a ligação de Sobral a Fortaleza pelo ramal de
Itapipoca, o trecho Sobral-Camocim passou a ser um ramal apenas, saindo da
linha Norte, formada a partir de então.
Trens de passageiros percorreram o ramal até agosto de 1977.
A linha foi então desativada e, embora oficialmente tenha sido erradicada em 1994,
seus trilhos foram retirados bem antes dessa data.
A cidade de Angica foi inaugurada em 1881. Mais
tarde teve o nome alterado para Martinópole. O prédio, desativado por
volta de 1980, funciona hoje como biblioteca pública e é preservado pela
Prefeitura municipal.
(Fontes: Ney Robinson; Fernando H. Nóvoa; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
Nenhum comentário:
Postar um comentário